Home Agenda Cápsulas Publicações Fale Conosco
Contact Us
Links Livros Mapa do Site

 

 

 
 
 

 

 

RBM Revista Brasileira de Medicina

Baixar revista Flip,
impressão de artigos

Seção Médicos

Login | Esqueci a senha

Cadastro

 


BUSCA

 
 

Fique conectado:

       

       

Normas de Publicação

Enviar artigo para publicação

     

Publicidade
 

MULHERES FAZEM MAIS EXAMES
O Ministério da Saúde apurou que mulheres realizam seis vezes mais exames preventivos do que os homens. E isto considerando-se que as elas têm uma proteção natural através dos hormônios femininos durante a idade reprodutiva, enquanto os homens, desprovidos destes, ainda tendem a fumar e beber mais, a serem em geral mais sedentários e, portanto, com mais sobrepeso.

Os exames mais importantes para homens são os de próstata e testículo. A avaliação cardiológica precoce também é recomendada ao homem em casos de antecedentes familiares de doenças do coração. Investigação de aterosclerose também é aconselhável quando há na família ocorrência de infartos e derrames cerebrais. Eletrocardiograma, teste de esforço e ecocardiograma também compõem a avaliação geral na população masculina.


AUTORIZADA FABRICAÇÃO COMPARTILHADA
Anvisa aceita a proposta do Sindusfarma e autoriza o compartilhamento de instalações e equipamentos para a fabricação de medicamentos, cosméticos, produtos para a saúde e suplementos alimentares.

Esta ideia vinha sendo debatida desde 2011 entre os setores envolvidos, e somente em julho do presente ano foi aprovada a medida que traz benefícios ao setor industrial farmacêutico, ao criar possibilidades de racionalizar suas atividades produtivas e desenvolver novas oportunidades de negócios, além de diminuir as diferenças regulatórias no âmbito global.


ESCLEROSE MÚLTIPLA
O Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla é celebrado em 30 de agosto. A data foi instituída em 2006, fruto do trabalho da Associação Brasileira de Esclerose Múltipla, com o objetivo de dar visibilidade nacional para esta doença neurológica, crônica e autoimune, seus pacientes e os desafios por eles enfrentados no dia a dia.

Embora a causa da esclerose múltipla seja desconhecida, tem sido foco de muitos estudos no mundo todo, o que tem possibilitado significativa evolução na qualidade de vida dos pacientes.

Durante todo o mês de agosto, a ABEM promoveu a Campanha 2015 através de suas redes sociais - facebook, twitter e instagram, divulgando informações sobre a doença, tratamentos e condições dos pacientes no Brasil e no mundo. Além disso, realizou eventos na Câmara Municipal de São Paulo, na sede da ABEM e no Parque Villa Lobos.


CAMPANHA GRAVIDEZ SEM ÁLCOOL
A campanha #GravidezSemAlcool foi criada para informar a população sobre os malefícios da exposição pré-natal à bebida alcoólica e ressaltar que sua ingestão pode desencadear a Síndrome Alcoólica Fetal.

Evidências médicas demonstram que um só gole pode acarretar problemas graves e irreversíveis ao bebê, dentre eles, distúrbios que se manifestam por ocasião do nascimento ou mais tarde, causando prejuízos físicos, psicológicos e ao sistema nervoso central.
Promovida pela Sociedade de Pediatria de São Paulo, a campanha conta com apoio da Marjan Farma e parcerias com a Academia Brasileira de Neurologia, Sociedade Brasileira de Pediatria, Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo, Associação Paulista de Medicina, Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, Federação das Associações Brasileiras de Ginecologia e Obstetrícia, Academia de Medicina de São Paulo e Associação Brasileira das Mulheres Médicas - SP.


Miguel Srougi é Personalidade do Ano na Área da Saúde
Miguel Srougi foi homenageado com o prêmio Personalidade do Ano na Área da Saúde - 2015. A homenagem foi conferida pela Hospitalar Feira e Fórum.

O médico, renomado cirurgião de câncer de próstata no Brasil, é professor titular da Universidade de São Paulo e reconhecido como um dos mais importantes médicos do país.
O Prêmio Hospitalar foi criado há dez anos atrás, com a intenção de buscar na comunidade da saúde os melhores exemplos de pessoas cuja atuação deveria, pela sua excelência, ser conhecida, valorizada e reverenciada, já tendo destacado cientistas, pesquisadores, médicos e empreendedores sociais.




<<<anterior próxima>>
     
SEÇÕES:  Artigos Médicos | Agenda | Cápsulas Expediente  |  Fale Conosco/Contact Us Mapa do Site  |  Publicidade
Moreira Jr Editora 2013
Todos os direitos reservados.