Home Busca Avançada Normas de Publicação Assinaturas Fale Conosco
Contact Us
 
 

 

CopyRight
Moreira Jr Editora
Proibida a reprodução sem autorização expressa


 
sêlo de qualidade
Like page on Facebook



Editorial
Apresentação da edição de Junho de 2015
Joaquim Prado P. Moraes-Filho
Editor Científico
CT Gastroenterologia
Jun 15 V 1 N 2

Apesar da maioria dos seres humanos infectados pelo Helicobacter pylori não apresentar qualquer manifestação clínica ou complicação relacionada com bactéria, convém lembrar que, além dos sintomas decorrentes da gastrite relacionada com a presença da mesma, também a relação entre a infecção e o linfoma MALT justifica plenamente o interesse que o assunto desperta. O Brasil possui taxas elevadas de prevalência de infecção por H. pylori, nem sempre o diagnóstico é efetivamente estabelecido ou mesmo os tratamentos são bem-sucedidos, muitas vezes pela frequência de resistência que tem aumentado. Assim, são sempre oportunas atualizações sobre o tema Helicobacter pylori que, no presente número da APROG CT-Gastro, acham-se focadas no diagnóstico, indicações para o tratamento e retratamento que, infelizmente, tem se mostrado frequente.

É interessante constatar que a suplementação vitamínica prescrita pelos médicos tem passado por diferentes fases desde a indicação formal e absoluta da ingestão de vitaminas que ocorria no século passado, a qual se seguiu por um período de desinteresse, dúvidas e descaso, até o cenário atual em que a indicação tem sido novamente valorizada, agora embasada em evidências científicas e no melhor conhecimento das enfermidades.

Nesse sentido, outro artigo de revisão e atualização muito interessante e bem focado que também faz parte desta edição se refere às vitaminas nas enfermidades gastrointestinais e seus fundamentos para a indicação e prescrição.

A presente coleção da APROG CT-Gastro se destina fundamentalmente a gastroenterologistas, mas certamente será igualmente bem recebida pelos clínicos em geral, pela natureza prática dos temas selecionados e pelo prestígio e competência dos autores convidados.

Será, certamente, objeto de coleção para eventuais consultas.

Boa leitura.