Home Busca Avançada Normas de Publicação Assinaturas Fale Conosco
Contact Us
 
 

 

CopyRight
Moreira Jr Editora
Proibida a reprodução sem autorização expressa


 
sêlo de qualidade
Like page on Facebook



Cuidando da própria saúde
Médicos também precisam de cuidados

Corra atrás do prejuízo

Correr é uma ótima atividade para quem deseja um exercício físico simples e eficiente. Mas para a prática correta, é preciso aderir a algumas técnicas que evitam lesões e potencializam os resultados. Conheça-as.




Seja por lazer, competições, na tentativa de emagrecimento ou de aliviar o estresse, a
corrida torna-se uma atividade física bastante eficiente. Para os médicos, é uma ótima opção. Mesmo com o dia a dia atribulado, é possível encaixar um treino a qualquer horário, ao ar livre ou em uma esteira. No entanto, é preciso adotar algumas técnicas para que o esporte traga um resultado eficaz e sem lesões.

O primeiro passo está na escolhadas vestimentas corretas. De acordo com o ortopedista, especialista em cirurgia do quadril e do joelho e medicina esportiva, Dr. Marcelo Cavalheiro, primeiro o atleta deve usar um bom tênis, adequado ao tipo de pisada (supinada, pronada ou neutra), conjugando um produto que proporcione amortecimento e estabilidade. “Troque os tênis esporadicamente, para se beneficiar da função de absorção de impacto, e nunca use um tênis que acabou de comprar para competição. Deve haver uma adaptação prévia durante os treinos. Para completar, pratique o esporte sempre com roupas leves”, orienta. E, antes da prática, também é importante alongar o corpo. “Alongar antes da atividade prepara a musculatura para realizar os movimentos e, após o esforço/exercício, auxilia no relaxamento da musculatura exigida, recuperando mais rápido as fibras musculares”, afirma o profissional de educação física da Smart Fit Academia Rodrigo da Silva. No caso das corridas, vale a pena alongar pernas e panturrilhas. O especialista da Smart Fit explica como:

1. Com os pés unidos e pernas estendidas, desça o tronco à frente até onde a mão alcançar (joelho,tornozelo ou pés). Permaneça na posição por cerca de 30 segundos.

2. Faça o mesmo movimento, mas com a variação das pernas afastadas na largura do quadril. Aguarde mais 30 segundos.

3. Em pé, realize o movimento de se espreguiçar, estendendo o corpo com os braços acima da cabeça, podendo até ficar na ponta dos pés, por 30 segundos.

4. Para finalizar, apoie os pés em algum degrau e aprofunde os calcanhares para alongar a panturrilha. Depois disso, basta ter uma boa alimentação, sem esquecer da ingestão de líquidos antes e após os treinos. De preferência, procure a ajuda de um profissional para que juntos possam traçar um programa adequado, com os objetivos a serem alcançados de acordo com as limitações de cada um. “Não tenha pressa em alcançar os resultados rapidamente. O corpo se adapta a cada etapa e, assim, conquistam- se os objetivos, com qualidade e segurança”, finaliza Silva.

Sugestão de treino para iniciantes*

1. Comece com uma marcha mais forte do que a caminhada e menor do que uma corrida (passo acelerado/passos largos). Faça isso de três a quatro vezes por semana, durante duas semanas, 20 minutos por dia.

2. Depois dessa sequência, passe a trotar ou correr por dois minutos e ande por um minuto, pelo menos meia hora, de três a quatro vezes por semana, durante três semanas.

3. Após esse período, o próximo passo é aumentar o tempo de corrida e o descanso (andando), fazendo a metade do tempo que correu. Exemplo: se correu quatro minutos, ande dois minutos. Se começou trotando, passe a correr o mesmo tempo de corrida e descanso, e vá aumentando o tempo de corrida. Isso por pelo menos 30 minutos, de três a quatro vezes por semana, durante duas semanas. 4. Procure não quebrar a sequência de treino, totalizando sete semanas (quase dois meses). Ao fim desse período, desafie você mesmo a correr, sem interrupções, por 30 minutos, quatro vezes por semana, durante mais três semanas. Sentindo-se confortável, aumente os estímulos e desafie seu corpo a superar os limites! *Orientações fornecidas pelo profissional de educação física Rodrigo da Silva da Smart Fit Academia