Home Busca Avançada Normas de Publicação Assinaturas Fale Conosco
Contact Us
 
 

 

CopyRight
Moreira Jr Editora
Proibida a reprodução sem autorização expressa


 
sêlo de qualidade
Like page on Facebook



Entretenimento e programação turística
Horário Livre
Adriana Costa
Jornalista
Revista Equilíbrio & Vida - Nov 11 N 1

Lazer, compras e boa gastronomia em Curitiba

Tem tempo livre na agenda durante a programação do 54o CBGO? Então é hora de conhecer as atrações turísticas e culturais da capital paranaense, cidade-sede do evento



Passeio completo em 2h30

Uma dica para quem quer conhecer Curitiba, mas tem pouco tempo disponível, é a Linha Turismo, composta por um ônibus de dois andares que percorre, em 2h30, 24 pontos turísticos. A sugestão é que o roteiro comece pela Praça Tiradentes, marco zero da cidade. Na se-quência, o ônibus passa por um trecho da Avenida Luís Xavier, o primeiro calçadão do País, construído em 1972.



Dentre algumas das principais atrações do passeio estão o Teatro Paiol, antigo paiol de pólvora de 1906, transformado em teatro de arena, e o Jardim Botânico, mais importante ponto turístico de Curitiba. O local reproduz a paisagem dos jardins de palácios franceses e guarda espécies botânicas de referência nacional. Logo depois, há uma parada em frente à Rodoferroviária, complexo inaugurado em 1972, e outra no Mercado Municipal, de 1958.

Dois parques – Tanguá e Tingui –, considerados exemplos de reaproveitamento do espaço urbano, antecedem a parada no Memorial Ucraniano. Em seguida, vem o Portal Italiano, que sinaliza a entrada do bairro italiano de Santa Felicidade, repleto de restaurantes. Para finalizar, o ônibus passa pelo Parque Barigui, endereço tradicional e ponto de encontro e lazer dos curitibanos desde 1972; pela Torre Panorâmica, única torre de telefonia do País com mirante aberto à visitação, com 110 metros de altura; e pelo Setor Histórico, com o Relógio das Flores e as Ruínas de São Francisco.

Linha Turismo
Horários: todos os dias, das 9h às 17h30,
com intervalos de 30 minutos.
Preço: R$ 25,00
Mais informações: www.turismo.curitiba.pr.gov.br

Boas compras!

Para quem preferir ir às compras,
os destaques são o ParkShopping Barigui (foto abaixo) e o Shopping Mueller. Localizado ao lado do Parque Barigui, no bairro Ecoville, o ParkShopping conta com um projeto arquitetônico que utiliza transparências, privilegiando a luz e a beleza naturais da região. Já o Shopping Mueller funciona em um edifício que abrigou, por quase um século, o complexo fabril criado por um imigrante de origem germânica.

- Park Shopping Barigui Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 600, Ecoville www.parkshoppingbarigui.com.br

- Shopping Mueller Avenida Cândido de Abreu, 127, Centro Cívico www.shoppingmueller.com.br

Bon appétit! Para os turistas que quiserem conhecer o famoso Barreado, prato típico paranaense que consiste em carne cozida (por cerca de 20 horas numa panela de barro, até que se desfie naturalmente), servida com arroz e farinha de mandioca, o Restaurante Estrela da Terra pode ser uma ótima pedida. Ele fica na ala história da cidade, cercado por prédios tombados, em frente às Ruínas de São Francisco. Para o visitante que preferir uma degustação mais rápida, a dica é o restaurante Beto Batata Barigui, localizado sno ParkShopping Barigui.
- Restaurante Estrela da Terra
www.restauranteestreladaterra.
com.br
- Beto Batata Barigui
www.betobatata.com

Bienal internacional: uma grande atração para os apreciadores da arte


Uma boa opção para quem puder esticar um pouquinho a permanência na cidade é a 6a VentoSul – Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba, cujas exposições acontecem até o dia 20 de novembro. O tema da edição 2011 é “Além da Crise”. De acordo com os curadores, o ponto de partida foi o conceito da crise que permeia todos os aspectos da vida moderna. O evento reúne obras de mais de 70 artistas de países dos cinco continentes. A programação geral inclui projeto educativo, palestras, mesas-redondas, cursos, oficinas, mostra de filmes, performances e interferências urbanas, ocupando os principais museus e centros culturais da cidade.