Home Busca Avançada Normas de Publicação Assinaturas Fale Conosco
Contact Us
 
 

 

CopyRight
Moreira Jr Editora
Proibida a reprodução sem autorização expressa


 
sêlo de qualidade
Like page on Facebook



Editorial
Editorial: RBM Especial Clínica Geral Out/10
Thelma Prado Moraes
Editora Científica

O presente suplemento da Revista Brasileira de Medicina apresenta temas de grande interesse prático para o Clínico Geral porque não apenas são enfermidades frequentes em consultório médico, como também aquelas que, muitas vezes, demandam atenção especial para sua resolução. Convém associar determinadas queixas referidas pelos pacientes com a, assim rotulada, vida moderna e seus hábitos peculiares de estresse, hábitos sedentários de vida, excesso de peso etc. Estas costumam ser responsáveis pela maior busca ao consultório médico, como veremos nos trabalhos ora apresentados.

Lombalgias são as dores agudas e crônicas que acometem a coluna lombar. Além da limitação física que acarretam, comprometem a qualidade de vida dos pacientes, com impacto econômico por absenteísmo ao trabalho, queda da produtividade, gastos com tratamentos etc. As causas são bastante variadas e, dentre as principais, temos: excesso de peso, traumas, déficit postural, artrose, discopatias, condicionamento físico inadequado etc. A cuidadosa atualização sobre lombalgias apresentada nesta edição é certamente oportuna e será de grande interesse aos nossos leitores.

Outro assunto de interesse voltado para o clínico geral consiste em uma síndrome frequente em ambulatórios, consultórios e até mesmo prontos- socorros: a cefaleia crônica diária. Compreende quadros de dor de cabeça com duração superior a 15 dias consecutivos, pelo menos trêsmeses. Também nesse caso temos importante comprometimento da qualidade de vida dos pacientes e suas consequências. O artigo publicado aborda de modo prático e objetivo os aspectos clínicos e terapêuticos da cefaleia diária ou quase diária.

A avaliação de qualidade de vida de idosos portadores de doenças crônicas, o efeito do uso de magnésio em dor intra e pós-operatória e um estudo piloto no tratamento intensivo da celulite, são outros temas importantes que apresentamos neste número.