Home Busca Avançada Normas de Publicação Assinaturas Fale Conosco
Contact Us
 
 

 

CopyRight
Moreira Jr Editora
Proibida a reprodução sem autorização expressa


 
sêlo de qualidade
Like page on Facebook



Artigo de Revisão
Mieloma múltiplo - avanços no tratamento
Multiple myeloma - treatment advances


Vânia Tietsche de Moraes Hungria
Professora Adjunta da Disciplina de Hematologia e Oncologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Diretora Técnica e Presidente do Conselho Científico do International Myeloma Foundation Latin America.
Endereço para correspondência: Vânia T. M. Hungria. Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo - Departamento de Clínica Médica. Rua Dr. Cesário Motta Jr., 112. Santa Cecília. 01221-020 - São Paulo, SP - Brasil - Telefone: 55 (11) 2176-7293 - E-mail: hungria@dialdata.com.br

Unitermos: mieloma múltiplo, neoplasias, doenças malignas hematológicas, talidomida, lenalidomida, bortezomibe
Unterms: multiple myeloma, neoplasm, malignant hematologic diseases, thalidomide, lenalidomide, bortezomibe.

Para ler em PDF copie e cole este endereço no seu navegador:
http://www.cibersaude.com.br/include/mieloma.pdf

Numeração de páginas na revista impressa: 35 à 42

RESUMO


O mieloma múltiplo (MM) é uma neoplasia de plasmócitos caracterizada pela destruição óssea, insuficiência renal, anemia e hipercalcemia. Tipicamente uma doença de idosos, permanece incurável, apesar dos avanços no seu tratamento. A terapia é indicada para pacientes que desenvolvam anemia significativa, hipercalcemia ou insuficiência renal, com ocorrência de lesões ósseas líticas e plasmocitomas extramedulares. A estratégia terapêutica é traçada considerando os sintomas do paciente, os achados físicos e laboratoriais. Esta revisão tem como objetivo abordar as principais terapias utilizadas para tratamento de mieloma múltiplo, suas complicações e as novas perspectivas existentes.