Home Busca Avançada Normas de Publicação Assinaturas Fale Conosco
Contact Us
 
 

 

CopyRight
Moreira Jr Editora
Proibida a reprodução sem autorização expressa


 
sêlo de qualidade
Like page on Facebook



Educação Continuada
Respostas do Teste de Educação Continuada
Valdemar Ortiz
Editor Científico

1. Resposta D

A fratura de pênis ocorre, quase que exclusivamente, durante uma ereção. A tríade clássica referida pelos pacientes é o estalido, a detumescência imediata e dor local. A lesão da uretra pode ocorrer em 20% dos casos. Embora o diagnóstico seja clínico, o US e a RNM podem confirmar o diagnóstico, mostrando o local e a extensão da lesão da albugínea do corpo cavernoso.
Sinopse de Urologia, 11:4, 2007

2. Resposta A

Conforme dados da literatura, 30% a 50% dos pacientes submetidos à biópsia após dois anos da radioterapia apresentam tumor viável. Para a ASTRO, resultados positivos de biópsia antes de 2 anos da radioterapia raramente se correlacionam com progressão da doença. Invasão de vesículas seminais e doença linfonodal se associam em 46% a 70% dos casos.
Sinopse de Urologia, 11:11, 2007

3. Resposta D

Com a prostatectomia de resgate o controle do PSA ocorre entre 30% e 43% dos casos, sendo os melhores resultados obtidos quando o PSA está inferior a 10 ng%. Como complicação cirúrgica, a incontinência urinária ocorre em até 65% dos casos.
Sinopse de Urologia, 11:11, 2007

4. Resposta D

A inativação do gene VHL produz ativação de fatores indutores de hipóxia que estimula fatores que promovem a angiogênese. As novas drogas utilizadas na terapia chamada de alvo molecular inibem os fatores que promovem a angiogênese. Entre eles, o sunitinibe bloqueia a tirosina-quinase do receptor do VEGF.
Sinopse de Urologia, 11:14, 2007

5. Resposta B

Os angiomiolipomas pobres em gordura representam 14% dos casos da doença e o critério diagnóstico anatomopatológico é determinado quando, num maior aumento, encontra-se menos de 25% de gordura no tumor. Não apresentam calcificações cujo achado sempre fala a favor do carcinoma renal.
Sinopse de Urologia, 11:18, 2007